Personagens de Monteiro Lobato viram mangá em exposição

Crédito: Fábio Shin/Divulgação
Desenho da boneca Emília (foto), do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", na versão em mangá

A exposição "Sítio do Pica-Pau Amarelo em Mangá - Homenagem a Monteiro Lobato e ao Centenário da Imigração Japonesa" será inaugurada nesta sexta-feira (18), na Biblioteca Municipal de Osasco (região metropolitana de São Paulo).

Entre os desenhos expostos, os visitantes poderão ver Emília, Dona Benta e o próprio escritor Monteiro Lobato desenhados com os traços característicos do típico desenho japonês: o mangá.

Os autores dos desenhos são alunos de Fábio Shin, professor do Mangá Studio Japan Sunset, localizado na capital paulista.

Crédito: Fábio Shin/Divulgação
"Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato, tem versão mangá em mostra

As gravuras expostas fazem uma releitura dos personagens mais famosos do escritor e tem como objetivo mostrar a mistura cultural entre o Brasil e o Japão, transformando personagens da cultura brasileira na linguagem oriental.

A exposição também presta homenagem ao centenário da imigração japonesa, segundo o professor Fábio Shin. Ela fica em cartaz até o dia 18 de junho.

No mesmo dia, paralela à exposição, toda a equipe do estúdio fará uma oficina de mangá gratuita, das 14h às 16h. Por lá, os visitantes poderão aprender a fazer desenhos em "nikayou mangá" (caricatura em desenho japonês), técnica desenvolvida pelo professor. As vagas são limitadas.

Estão programadas outras oficinas de mangá durante o tempo que a mostra ficará em cartaz. As datas e horários ainda não foram programados.

"Sítio do Pica-Pau Amarelo em Mangá"
Biblioteca Municipal de Osasco - r. Marechal Rondon, 260, região central, Osasco, SP, tel.: 00/xx/11/2225-0681. Seg. a sex.: 9h às 19h. Sáb.: 9h às 16h30. Dom.: não abre. Até 18/6. Grátis. www.fabioshin.com.

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais