Guia sugere sete exposições imperdíveis em SP

A cidade está fervendo, e o Guia selecionou as melhores exposições em cartaz na cidade de São Paulo. No roteiro abaixo, estão alguns dos artistas mais importantes do mundo. Veja as sugestões e programe-se:

O Mundo Mágico de Escher
Vista por mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil, a mostra está em sua última semana no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil, centro de São Paulo). Com entrada gratuita, a exposição exibe 95 obras do artista holandês que revolucionou as artes gráficas com suas construções enigmáticas e compulsivo processo criativo. A mostra tem diversos elementos interativos. De sexta-feira (15) a domingo (17), o público poderá visitar o local das 9h às 23h.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação
"Ronda Infantil" (foto), de 1932, está entre as pinturas de Portinari em exibição no MAM, em mostra que investiga sua formação

Cândido Portinari
Entra em cartaz nesta sexta (15), no Museu de Arte Moderna (MAM, zona oeste de São Paulo), a exposição que investiga o período de formação do modernista brasileiro Cândido Portinari (1903-1962). Com curadoria de Annateresa Fabris, a mostra reúne cerca de 90 trabalhos, que incluem obras emblemáticas e outras menos conhecidas pelo público. Além das telas, são apresentados documentos do artista e estudos para a realização de projetos monumentais --como os murais que produziu para a Fundação Hispânica da Biblioteca do Congresso, em Washington (EUA), na década de 1940.
Informe-se sobre o evento

Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido
Está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake (zona oeste de São Paulo) a mostra "O Retorno do Desejo Proibido", de Louise Bourgeois, até 28 de agosto. Esta é a primeira grande individual da artista plástica na América Latina. Com cuidadosa curadoria de Philip Larratt-Smith, a exposição é uma análise sobre a relação da artista com a psicanálise --percorrerá ainda Rio de Janeiro e já passou por Buenos Aires.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Allan Finkelman/©Louise Bourgeois Trust
"Arch of Hysteris", de Louise Bourgeois, está exposto na mostra "O Retorno do Desejo Proibido", no instituto Tomie Ohtake até agosto

Arcângelo Ianelli
A Pinacoteca do Estado de São Paulo (centro de São Paulo) exibe 47 obras do pintor, escultor, ilustrador e desenhista, até 14 de agosto. Fazem parte da mostra desenhos, pinturas e gravuras --desde a fase figurativa de Ianelli até o fim de sua carreira, na qual predominaram os trabalhos abstratos-geométricos.
Informe-se sobre o evento

Esculturas Aventura Arte que (Quase) Se Move
Dez esculturas que dão a sensação de movimento --concebidas por nomes como Alexander Calder, Umberto Boccioni, Franz Weissmann e Waldemar Cordeiro, entre outros-- integram a exposição ao lado de uma mesa-ateliê. Organizada pela curadora Katia Canton, a mostra tem proposta interativa e pretende estimular o visitante a vivenciar uma experiência que vai além da simples observação de obras.
Informe-se sobre o evento

O Universo Gráfico de Glauco Rodrigues
Pintor, desenhista, gravador, ilustrador e cenógrafo, Glauco Rodrigues, um dos maiores artistas contemporâneos brasileiros, ganha retrospectiva na Caixa Cultural São Paulo (zona oeste de São Paulo) até 21 de agosto. Com curadoria do dramaturgo Antonio Cava, a exposição reúne mais de cem originais do artista, entre serigrafias, litografias, linoleografias, capas de revistas (como a extinta "Senhor" e a "Veja" dos anos 1950, 1960 e 1970, entre outras), capas de livros e discos e cartazes de filmes.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais