Roberto Leal reabre restaurante português em Alphaville; leia entrevista

Crédito: Divulgação
Tronco de alheira (foto) faz parte do cardápio servido pelo Marquês de Marialva, restaurante português que acaba de ser reinaugurado

Após oito anos fechado, o tradicional restaurante Marquês de Marialva foi reinaugurado no último domingo (27), em Alphaville (Grande São Paulo). O restaurante do cantor luso-brasileiro Roberto Leal, que tem como sócio seu cunhado, Wellington Amaral, trouxe de Portugal o conceituado chef Manuel Gonçalves, que preparou um cardápio recheado de receitas tradicionais e de pratos da cozinha contemporânea portuguesa --com a ajuda do chef José Cláudio Neves.

No menu da casa, cujos pratos principais custam de R$ 35 a R$ 80, os clientes poderão encontrar os mimos de lagosta (pasta de lagosta e marisco salteada em vinho branco e caviar sobre cama de folhas crocantes e cebolas ao toque de alcaparras) e o polvo grelhado (em cama de batatas e legumes ao vinagrete de ovos).

Também estão à disposição o tronco de alheira (envolto em massa folhada, com redução de vinho do Porto e molho demi-glace) e o crocante de amêndoas (cone de amêndoas crocantes, com ovos moles e morango com chocolate), entre outras deliciosas sugestões.

Em entrevista ao Guia da Folha Online, Roberto Leal fala sobre a reabertura do restaurante e sugere seus pratos favoritos. Leia abaixo a conversa:

Crédito: Divulgação Camarão grelhado e tagliatelle al nero-de-seppia crocante (foto) integra cardápio do novo Marquês de Marialva
Camarão grelhado e tagliatelle al nero-de-seppia crocante (foto) integra cardápio do novo Marquês de Marialva


Guia da Folha Online - Qual a principal mudança daquele restaurante de oito anos atrás para este agora?
Roberto Leal - Eu diria que a maior mudança está na linha gastronômica que adotamos agora, que é bem mais contemporânea do que tínhamos durante a primeira fase do Marquês de Marialva. Para isso, trouxemos o chef Manuel Gonçalves, responsável pelo consagrado restaurante Flor de Sal, de Mirandela, considerado um dos três top de Portugal. Junto com nosso outro chef José Cláudio Neves, foi criada uma série de pratos maravilhosos, que trazem o melhor do sabor da cozinha portuguesa, em apresentações muito bonitas e sofisticadas.

Crédito: Divulgação
Roberto Leal (foto) fala sobre inovações do restaurante e sobre seus pratos preferidos

Guia - Qual dos pratos você mais gosta?
Roberto - Gostei muito dessa sua pergunta, porque há uma história interessante por trás disso: o prato que mais gosto é o bacalhau à lagareiro, que servíamos no antigo Marquês de Marialva. Em sua receita tradicional, ele é preparado apenas com batatas e cebolas. Um belo dia, pedi ao nosso chef que substituísse parte das batatas por brócolis, primeiro porque adoro brócolis, e segundo porque queria diminuir um pouco as calorias. O que era para ser apenas uma opção feita para mim, acabou sendo incorporada ao cardápio e foi um sucesso tão grande que hoje praticamente todos os restaurantes portugueses no Brasil trazem o bacalhau à lagareiro em seus cardápios, mas na versão do Marquês de Marialva, e não na tradicional portuguesa.

Guia - Qual você sugere para quem for ao restaurante pela primeira vez?
Roberto - Olha, tudo que degustei estava maravilhoso, é difícil escolher um único prato. Claro que um bacalhau é sempre uma excelente escolha.

Guia - O cardápio é o mesmo servido em Portugal?
Roberto - Não, nossos pratos são criações e repaginações feitas pelos nossos dois chefs especificamente para o novo Marquês de Marialva no Brasil.

Guia - Há algum prato "brasileiro" no menu?
Roberto - Todos os nossos pratos fazem parte da moderna culinária portuguesa, que permite uma certa latitude na utilização de novos ingredientes. É o caso do namorado à Vera Cruz, onde usamos o brasileiríssimo palmito pupunha como uma base de um lombo de namorado grelhado, alcaparras e arroz de brócolis.

Marquês de Marialva - al. Madeira, 444, Alphaville, Barueri, SP. Tel.: 0/xx/11/4191-5340 / 4191-5945. Seg. a sex.: 12h às 15h. Sáb. e dom.: 12h às 17h. Jantar: ter. a sex.: 19h às 23h; sáb.: 20h às 24h. Classificação etária: livre. www.marquesdemarialva.net

Leia mais em Restaurantes

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais