Documentarista Evaldo Mocarzel leva três filmes à Mostra

Crédito: Edouard Frainpont /Divulgação

Conhecido por documentários como "À Margem da Imagem" (2003) e "Mensageiras da Luz, Parteiras da Amazônia" (2004), Evaldo Mocarzel assina três trabalhos selecionados para a 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

"À Margem do Lixo" documenta a rotina de catadores de materiais recicláveis em São Paulo. Já "BR-3 (ficção)" e "BR-3 (documentário)" são, segundo o diretor, "uma espécie de díptico cinematográfico".

O primeiro registra a montagem do Teatro da Vertigem, com dramaturgia de Bernardo Carvalho, encenada em 2006. Por sua vez, o segundo é um documentário sobre o processo do grupo. "'BR-3', uma intervenção urbana que, para mim, é um marco das artes cênicas contemporâneas no Brasil e no mundo", define Mocarzel.

O diretor afirma estar feliz com a seleção dos três filmes, "sobretudo do díptico 'BR-3', pois trata-se de uma obra estranha ao mercado", confessa. É também com relação à sequência sua maior expectativa: "a peça foi encenada apenas durante dois meses e meio, eram somente 60 espectadores por sessão, muita gente queria ver o espetáculo e não conseguiu, e eu quis dar uma sobrevida no cinema a esse trabalho tão importante e marcante do Teatro da Vertigem".

Informe-se sobre "BR-3 (ficção)"
Informe-se sobre "BR-3 (documentário)"
Informe-se sobre "À Margem do Lixo"

Leia mais sobre a Mostra

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais