Chef Eliane Carvalho enxerga cozinha como País das Maravilhas

A chef cuiabana Eliane Carvalho se transforma em Alice no País das Maravilhas quando está na cozinha. "É pura magia, sou alucinada pelo que faço." Proprietária do restaurante Babette (zona oeste de São Paulo), ela conta que, quando está contente, cozinha para comemorar, e se está com algum problema, também cozinha feliz da vida para se esquecer dos problemas. "Amo fazer o meu trabalho", conta ao Guia.

Crédito: Divulgação

Eliane descobriu sua paixão pela gastronomia com apenas 12 anos, mas foi com 25 que decidiu encarar o desafio. "É preciso correr atrás dos sonhos, ou então eles apodrecem dentro da gente e, no fim, você não tem nada para contar, fica uma vida cheia de 'se'".

O percurso foi longo até a realização do sonho. Após se formar em administração de empresas, a chef aprendeu francês para estudar na prestigiada escola parisiense Le Cordon Bleu. No mesmo ano, em 1998, recebeu o diploma de chef de pâtisserie, e também se especializou em chocolates, vinhos e queijos.

Hoje, o ingrediente "coringa" de Eliane são gotas de limão. E sua receita preferida? O risoto de codornas com banana-da-terra frita, que também é o mais pedido no restaurante. "A ideia de cintar o risoto com a fatia de banana deu o algo a mais que eu buscava, e o casamento de sabores ficou super bacana", descreve a chef.

Para quem nunca visitou o Babette, Eliane resume seu estilo: "Eu acho que na gastronomia, nos últimos anos, todas as ousadias foram feitas, houve muitos exageros, muita mistura estranha. Gosto de um pouco de ousadia, sem exageros. É uma cozinha moderna, na medida".

Mudanças no restaurante

No início de junho, o restaurante trocará seu nome de Babette para Brie Resto. O cardápio também sofrerá algumas alterações. De acordo com a chef, a casa foi obrigada a fazer a mudança após decisão judicial --já havia outro estabelecimento registrado com o mesmo nome.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais